A Escola Maria Teixeira é uma instituição educacional totalmente gratuita que:

 

  • Paga os salários de professoras, merendeiras, funcionários diversos, hoje num total de 22 postos de trabalho, tem também os impostos e encargos;

  • Fornece merenda Escolar para os 250 alunos, parte vem do Programa do Governo Federal e a Escola complementa para que todos tenham 2 refeições/dia;

  • Fornece alimentação para funcionários, voluntários e beneficiários, chegando a 40 pessoas/dia;

  • Fornece todo o material escolar dos 250 alunos matriculados;

  • Mantem a limpeza das salas, banheiros, escritório e demais áreas de circulação;

  • Promove a construção e manutenção, além de melhorias das áreas comuns da Escola;

  • Paga energia elétrica;

  • Paga o combustível para os carros de trabalho;

  • Paga  outras despesas como: uniformes, correios, bancos, internet, telefone, etc.

Obs.: O transporte escolar é um convênio da Escola com a Prefeitura de Luziânia;

Doação de Padrinhos

Uma das mais importantes fontes de receita são as contribuições feitas mensalmente em dinheiro de pessoas físicas ou jurídicas. Os valores são definidos pelos próprios doadores, que podem fazer suas contribuições por meio de boletos, transferências e depósitos bancários, em três instituições financeiras: BRB (Banco de Brasília); BB (Banco do Brasil), CEF (Caixa Econômica Federal). Existe também a Plataforma Paypal.

BAZAR SOLIDÁRIO

Ele ocorre mensalmente em uma pequena loja na área urbana do distrito Luziânia  o Jardim Ingá que localiza próximo ä Escola Maria Teixeira e onde se comercializa roupas, calçados, utilidades etc, em bom estado de uso.

Envolve uma cadeia produtiva muito virtuosa e ecológica:

Quem doa fica feliz

Quem transporta se sente útil

Quem prepara e vende usa suas habilidades

Quem compra fica muito satisfeito e confiante

a Escola Maria Teixeira/FECIFA arrecada

O meio ambiente é preservado pelo maior uso dos bens...

DOE e faça parte desta corrente do bem!

Fábricas Sociais

Nos últimos anos a Escola tem buscado sua auto-sustentação e a criação das Fábricas Sociais vieram atender a este objetivo. As fábricas promovem geração de renda para Escola Maria Teixeira/FECIFA, bem como geram oportunidades de emprego e renda para a comunidade. Além disso, induzem desenvolvimento local ao atuar na capacitação de mão de obra local. A primeira experiência foi a Oficina de Artesanato, depois a Fábrica de Pão de Queijo da Maria e por fim, a Fábrica de Doces Artesanais.

Oficina de Artesanato

A oficina de artesanato é composta por alunas e mães de estudantes. A oficina utiliza materiais doados como matéria-prima para os trabalhos de transformação. A partir das doações são confeccionadas ecobags, sacolinhas personalizadas, almofadas, tapetes, camisetas e outras peças customizadas. Além da produção regular, as artesãs também trabalham por encomenda.

Fábrica de Pão de Queijo da Maria

Esta iniciativa contou com o patrocínio do Programa DAP da Embaixada da Austrália para os equipamentos, da Loja Maçônica Abrigo da Virtude e da Empresa SUD Construções na adaptação e construção do espaço físico da fábrica, da Pra Você Alimentos com na assessoria técnica, todas elas empresas de Brasília. Atualmente, a operação de fabrico está consolidada na produção de dois tipos de pão de queijo: 13g e 20g. O produto utiliza fécula de extrema qualidade e três tipos de queijo em sua produção. A fábrica produz 900kg/dia, volume que é todo absorvido comercialmente por um parceiro. No momento não há a distribuição dos pães no mercado local de Luziânia e região vizinha, mas este será o próximo passo.

Fábrica de Doces Artesanais da Maria

A Fábrica de Doces Artesanais nasceu de uma ação de aproveitamento de uma grande doação de litros de leite. Foram desenvolvidas algumas receitas de doce de leite que receberam aceitação local. O projeto recebeu apoio da Associação de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Brasília e da Empresa Flora para adaptação do espaço para produção do doce. A linha de produtos da fábrica se expandiu e hoje há o fabrico também de doces cristalizados. Atualmente a Fábrica está estruturando um fluxo de distribuição para conquistar clientes por encomenda.

Eventos beneficentes

Os eventos beneficentes são uma outra fonte de renda da Escola e são almoços, jantares, apresentações culturais como peças de teatro ou shows musicais, que reforçam as receitas financeiras da instituição. Além dos eventos culturais são realizados bazares especiais com mercadorias novas ou diferenciadas, frutos de doações de pessoas jurídicas ou físicas. Arrecadam fundos emergenciais ou para projetos específicos.

Parcerias Especiais com Instituições Públicas e Privadas

Esta modalidade ocorre prioritariamente, mediante editais e chamadas públicas específicas. Um exemplo de ação bem-sucedida foi a implantação do Projeto Fábrica de Pão de Queijo que contou com os apoios das instituições envolvidas.

Convênio com a Prefeitura Municipal de Luziânia

O convênio estabelecido com a Prefeitura de Luziânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, viabiliza o transporte escolar, com disponibilização de ônibus que transporta os alunos dos dois turnos de funcionamento da Escola. A Prefeitura também intermedia parte da merenda escolar que vem do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, parceria já ultrapassa uma década. Com os produtos do Programa a Escola oferece duas refeições por dia. Entretanto, a Escola mantém campanha permanente de alimentos para complementação desta merenda.

Trabalho Voluntário

O sucesso do trabalho desenvolvido pela Escola Maria Teixeira conta com a importante atuação de voluntários em vários campos de ação. Os voluntários atuam na administração e gestão; ministram aulas de dança e judô, atuam na manutenção das edificações, trabalham na estimulação precoce, na nutrição, na odontologia, além do atendimento médico e psicológico. Na verdade, são pessoas que descobriram que “fazer o bem faz bem”!

VENHA FAZER A DIFERENÇA!

Se interessou pela nossa escola? Precisamos da sua ajuda! 

Escola Maria Teixeira

(61) 98144 - 3406

(61) 99261 - 0540

contato@escolamariateixeira.com

Rua J. Meirelles, chácara 24, Jardim Gadiópolis 

Luziânia – Go | CEP 72.800 – 000 | Cx postal 118

Você pode nos ajudar de várias formas como doações em dinheiro, mantimentos, material escolar. Caso queira ser voluntário receberemos você em nossa equipe com muito carinho.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now