Uma Escola rural que atende de forma inclusiva

crianças, jovens e adultos

com e sem necessidades especiais

A Escola Maria Teixeira é uma escola de zona rural sem fins lucrativos, situada no município de Luziânia - GO, que oferece gratuitamente Educação Especial, Ensino Fundamental (1º a 5º ano), Educação Infantil, Estimulação Precoce e Educação de Jovens e Adultos. Atende com qualidade cerca de 250 estudantes (na faixa etária de 2 meses de idade à adultos e idosos), de baixa renda em regime de inclusão educacional alunos autistas, com síndrome Down, deficiências mentais, físicas, auditivas, visuais etc.

HISTÓRIA

Fundada em 07 de fevereiro de 1994 por um grupo de amigos que apostou na educação para transformação do mundo. Nasceu com a vanguarda da inclusão educacional, adotando o slogan: Uma escola para todos! Assim teve início a Pedagogia do Respeito às Diferenças!

A escola tem como mantenedora a Fraternidade Espírita Chácara Irmão Francisco de Assis – FECIFA que já recebeu os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal e Registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A escola é laica e acolhe alunos, funcionários e voluntários de diferentes denominações religiosas.

No primeiro ano frequentaram a instituição 27 alunos, divididos em duas turmas: uma de ensino comum na 1ª série (Turma Estrela) e outra de ensino especial (Turma Flor). No ano seguinte, foi aberta a 2ª série (Turma Sol), crescendo gradativamente ao longo dos anos. Atualmente, a Escola Maria Teixeira oferece todas as séries da primeira fase do Ensino Fundamental, além de diferentes atendimentos especializados, com inclusão educacional apropriada para as necessidades educativas especiais, totalizando 19 turmas.

Por ser zona rural, a Escola sempre teve uma relação muito forte com a preservação ambiental que se consolidou numa prática de busca permanente da sustentabilidade. Nosso lema hoje é: Uma escola sustentável e para todos !

NOSSOS ALUNOS

A DIVERSIDADE e a INCLUSÃO são as marcas mais importantes da Escola Maria Teixeira e isso é percebido pelas diferentes características do público atendido. A faixa etária dos alunos cobre os bebês com necessidades especiais até idosos, sendo que a aluna mais velha tem 76 anos.

Na Escola Maria Teixeira não existe o parâmetro da “terminalidade específica”, seja por idade ou nível educacional. O aluno irá dispor do tempo necessário e adequado para sua formação integral, respeitando seu ritmo e seu nível cognitivo. Na Escola há o atendimento de estudantes deficiência e dificuldade de aprendizagem, grupo que corresponde a cerca de 60% dos alunos. Além disso, a maioria dos alunos é de família de baixa renda e está em vulnerabilidade social.

Equipe Pedagógica

A equipe de professoras é formada por profissionais recrutados na região e que também residem próximas à Escola. O corpo de profissionais tem sido formado ao longo dos anos e conta com uma professora que trabalha na instituição há 23 anos. Todas recebem formação continuada sobre o modelo pedagógico da Escola, recebendo treinamento nas modalidades de cursos e seminários internos. A coordenação pedagógica é coletiva e acontece semanalmente e é baseada no trabalho docente compartilhado.

A liderança deste time, e de todo trabalho da Escola Maria Teixeira, é realizada pela Profa. Silvana Patrícia de Vasconcelos, uma das fundadoras e diretora voluntária há 25 anos. Formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília. Professora da Secretaria Educação do Distrito Federal, ela tem Especialização na área de Deficiência Auditiva, pelo Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES/RJ e Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS. Na sua atuação profissional foi responsável pela fundação da seção do Distrito Federal da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS.  Também elaborou a Política Municipal do Ensino Especial de Luziânia, uma das únicas do gênero no Brasil, dentre muitas atividades na área de educação.

Alzenira Graciana da Silva Lima

Educação Infantil II e III e 1º ano Educação Especial

Amanda Cristina Rubim de S. Barbosa

Coordenação pedagógica e Atendimento complementar

Antonia Pereira Souza Rocha de Souza

5º ano inclusivo e 5º ano Dif de Aprendizagem

Antônia da Silva Gomes

1º ano inclusivo e 1º ano Dif de Aprendizagem

Francisca da Silva Tertuliano

2º ano Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos

Luciana Oliveira da Silva

Educação Especial 1º ano

Maria do Socorro G. D de Oliveira

2º ano inclusivo e 3º ano Dif de Aprendizagem

Miraiza Lourenço de Castro

3º e 4º ano inclusivos

Tamara Jéssika dos Santos Leal

Atend. Educ. Especializado para Surdos e 4º ano Dif de Aprendizagem

fotos professoras EMT.jpeg
Foto Minnies.jpeg

Antônia Souza, Alzenira, Amanda, Tamara, Silvana Miraiza (sentadas) Francisca, Luciana, Socorro e Antonia Gomes

Vestidas de Minnies para recepção dos alunos em 2018, no Reino encantado da Escola Maria Teixeira.